sábado, 28 de maio de 2011

Vacinação

Não fujas às vacinas!

       Elas previnem as doenças…

Por que deves ser vacinado?
  As  vacinas permitem que o organismo desenvolva a sua imunidade natural. As vacinas expõem o organismo a uma forma controlada, segura, do microrganismo que estimula o paciente a construir a sua própria imunidade sem correr o risco da doença.
   Sabias que as vacinas poupam mais de três milhões de vidas a cada ano, e poderiam poupar muitos milhões a mais se todos tomassem vacinas adequadas?

Deves ser vacinado?

Sim. Os bebés e as crianças mais novas precisam de uma certa quantidade de vacinas, iniciando logo após o nascimento. Muitas doses de vacinas, por exemplo a do tétano, precisam de ser ministradas mais de uma vez a fim de conferir protecção completa. Assim, os adolescentes e os adultos precisam dessas vacinas também.

Sabes quais são as vacinas que fazem parte do Plano Nacional de Vacinação?

Podes ter acesso a esta informação a partir do teu boletim de saúde. No entanto, podes ficar a conhecê-las no quadro abaixo.

 Esquema Cronológico de Vacinação Recomendado
 Agora que já sabes quais são as vacinas que deves tomar ao longo da tua vida é importante que saibas que é no boletim de vacinas onde ficam registadas todas as vacinas e respectivos reforços e que vão sendo administrados ao longo da tua vida. Este documento é muito importante na medida em que te informa a ti, aos teus pais e médico assistente ou qualquer outro portador de cuidados de saúde.

    Quando fazes a matrícula ou a renovação de matrícula na escola tens de ter o boletim de vacinas actualizado.


Podes ser vacinado em qualquer ocasião?
Não, se tiveres febre, infecções, doenças activas da pele e se tiveres a tomar corticoesteróides não deves ser vacinado.

  Quais as reacções que podes ter após a vacinação?
As mais vulgares são a febre, borbulhas, mal-estar geral e inchaço, dor e vermelhidão no local de injecção. Mas não te preocupes, são as reacções de curta duração.


  Já ouviste falar do Papiloma

Vírus Humano?

Certamente já ouviste falar, principalmente se fores uma adolescente.


Por que motivo deves ser vacinada? 


Ficou demonstrado que a vacina previne eficazmente:
• a infecção por HPV dos tipos 16 e 18, que são os dois tipos de HPV cancerígeno mais comuns,
• o desenvolvimento de células do colo do útero anormais causadas por estes tipos.
Por este motivo, a vacinação irá reduzir o risco de necessidade de tratamento das células do colo do útero anormais, devendo reduzir o risco de cancro do colo do útero. Uma vacina também protege contra os tipos de HPV 6 e 11 que são a causa da maioria dos casos de verrugas genitais.(http://www.aborlix.com/prevencao/141-vacina-hpv-gratuita-para-raparigas-de-13-anos)

Quem deve ser vacinado?
Se tiveres entre 11 e os 13 anos de idade, deves ser vacinada.
A protecção é mais eficaz se a vacina for administrada antes do início da actividade sexual. No entanto, o HPV é muito comum e muitas mulheres são infectadas logo a seguir ao início da actividade sexual. Consequentemente, a vacinação pode ser menos eficaz nas adolescentes ou nas mulheres sexualmente activas. http://www.aborlix.com/prevencao/141-vacina-hpv-gratuita-para-raparigas-de-13-anos)


Pesquisa e texto de Alexandra Matos, André Mendes, Maria Maio, Helena Soares e Cristian Robu

Sem comentários:

Enviar um comentário