quarta-feira, 18 de maio de 2011

Peso a mais nas mochilas

A partir do desabafo da nossa colega Sofia, que pertence ao nosso grupo de trabalho, surgiu a ideia de fazermos uma pesquisa que nos ajudasse a perceber se o peso excessivo das nossas mochilas é ou não prejudicial à nossa saúde, nomeadamente à nossa coluna vertebral.
Depois de pesquisarmos na net e em livros, concluímos que o peso a mais nas mochilas pode realmente prejudicar a nossa saúde.
Assim, queremos deixar aqui alguns conselhos:

.O peso da mochila vazia não deve ultrapassar o meio kg .
.O peso já com os livros não deve ultrapassar 10% do peso do aluno.

Por exemplo: se o aluno pesa 40 kg a mochila não deve ultrapassar
os 4 kg. Num estudo em 2003 feito pelo PRO TESTE indicava que o peso a mais estava sobretudo em material desnecessário como: banda desenhada, brinquedos, diários, instrumentos musicais, vários cadernos distribuídos por disciplina, o que poderia ser substituído por um dossier.
                                                                                                          
Deixamos aqui algumas sugestões:

-As mochilas não devem ter mais do que o peso necessário dos materiais escolares.  

- As alças da mochila devem ser acolchoadas, sem exceder a largura das tuas costas e com altura sobre a região da cintura. Deverá estar ajustada às costas, que devem estar rígidas,  e carregada sobre os dois ombros. Jamais deves carregá-la num só ombro pela sobrecarga num só lado do corpo. O modelo ideal é o específico para caminhadas, pois tem uma tira que deve ser presa ao abdómen, distribuindo melhor a carga.


Mochilas com rodinhas: a altura correcta da alça deve ser o suficiente para que  não  tenhas que te inclinar para puxá-la. O puxador deve ser ajustável à tua altura. As tuas costas devem estar direitas ao puxar a mochila, pois os movimentos de rotação quando muito intensos e regulares não são bem tolerados, causando dor.


 Pesquisa  e texto elaborado por  Cátia Páscoa, Leandro Louro, Liliana Maravilha, Sérgio Anjos e Sofia Sousa

2 comentários:

  1. Agora no 5º ano ninguém, ou quase ninguém, gosta das mochilas com rodinhas. Mas realmente aconselho.

    ResponderEliminar
  2. As minha costas estão partidas já nem quero que chegue quinta-feira

    ResponderEliminar