sexta-feira, 1 de junho de 2012

Micróbios

 
As bactérias podem-nos ser úteis!? Como?

Algumas bactérias fazem-nos adoecer mas outras libertam oxigénio, precioso para o ar, ou reciclam organismos mortos para manter o equilíbrio de nutrientes no ar e no solo. Outras bactérias são usadas para fabricar alimentos, como o queijo, bem como medicamentos e outros químicos de grande utilidade. Sem as bactérias o homem e outros animais não poderiam simplesmente existir.




O homem usa as bactérias com diferentes objetivos. Algumas produzem antibióticos, bem como outros medicamentos. O fabrico da cerveja e outras indústrias dependem de químicos produzidos por bactérias. Os lactobacilos ajudam no fabrico de queijo, iogurte e outros produtos lácteos.








O ser humano usa os fungos como alimento (cogumelo) e para o fabrico de medicamentos. Os fungos desempenham um papel importante em ciclos de vida naturais ao participarem na decomposição de matéria morta e na libertação de nutrientes essenciais para novas gerações.



E agora…as curiosidades

Sabias que…O iogurte contém bactérias vivas?

De facto algumas marcas contêm. Para fazer iogurte, juntam-se dois tipos de bactérias ao leite quente. As bactérias alimentam-se do açúcar do leite e transformam-no em ácido. Esse ácido torna o iogurte espesso e dá-lhe sabor.




Trabalho realizado por: André Mendes, Cristian Robu, Sérgio Anjos e Tiago Adelino



9 comentários:

  1. Gostei da apresentação deste trabalho e do seu texto.





    Bruna DIAS

    ResponderEliminar
  2. Este trabalho tem imagens que parecem reais e uma divertida. Este trabalho tambem mostra a realidade, mostrando os varios tipos de microbios.

    Helena Soares

    ResponderEliminar
  3. acho que o trabalho poderia ter um pouco mais de informaçao mas de resto o trabalho esta bem elaborado e mostra que podemos usufruir dos microbios para o nosso alimento mas tambem temos de ter cuidado com os outros microbios


    maria madalena maio

    ResponderEliminar
  4. este trabalho esta muito explicito porque primeiro explica a destinguir os microbios que causam doenças e os que sao uteis obrigado por este trabalho.


    Matilde Pacheco

    ResponderEliminar
  5. Acho que este trabalho esta bom pois os microbios e um tema dificil.
    Ruben Goncalves

    ResponderEliminar
  6. Ficámos a aprender que tinhamos bacterias uteis para o nosso organismo, gostamos deste trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do trabalho tem imensas coisas importantes que nunca soube aprendi imenso em ler este trabalho.

    Nicoleta

    ResponderEliminar
  8. Acho que o trabalho está muito bem elaborado e é muito importante saber que os micróbios podem-nos ser úteis.

    ResponderEliminar
  9. Este trabalho está fantástico, explica o essencial sobre este tipo especifico de micróbios, as imagens estão óptimas e muito reais.Parabéns aos alunos que fizeram este trabalho.

    ResponderEliminar