segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Obesidade, alimentação e exercício físico

   
     Das nossas leituras e pesquisas  descobrimos que cada vez há mais crianças obesas, o que significa que há cada vez mais crianças doentes.
     Na verdade, isto não nos surpreendeu muito. Se formos ao bar da nossa escola à hora do almoço e nos intervalos, vemos uma série de erros na dieta alimentar dos nossos colegas que podem ser muito prejudiciais para a saúde dos mesmos, como por exemplo a ingestão de muitos bolos, muito pão com chouriço ou sumos com muito açúcar. Não é habitual vermos os nossos colegas a comer fruta ou a beber leite.
                                  Fig. 1 – Alimentação inadequada para um adolescente

                                                     Fig. 2 - Alimentação saudável

Para agravar esta situação é comum  vermos a maioria dos alunos, após o período de aulas,  sentarem-se em frente à TV ou do computador a jogar e não praticarem desporto nem se moverem enquanto brincam.
                      Fig. 3 – Comportamento habitual de um adolescente
A obesidade causa graves problemas de saúde, como a diabetes, o aumento da tensão arterial e o aumento dos níveis de colesterol no sangue.
Se estas doenças não forem tratadas as pessoas obesas poderão ter enfartes (ataques cardíacos vasculares), cegueira e problemas nos ossos e nos músculos.
Mas é muito fácil evitar a obesidade. Basta adaptar uma alimentação saudável, sem excessos, controlando a ingestão de açúcares, gorduras e calorias e fazer exercício físico de uma forma regular.

                                                           Fig.4    Roda dos alimentos
Brincar com os amigos, jogar futebol, fazer caminhadas ou andar de bicicleta pode ser o primeiro passo no combate à obesidade.


                                                         Fig. 5 – Exercício físico

O importante é ser saudável para viver feliz!

Pesquisa e texto de Bruna Dias, Daniela Pinto, Ruben Mareco e Tiago Adelino